A FORÇA HUMANIZADORA DA LITERATURA. A professora trouxe como momento de reflexão a importância de se trabalhar com as fábulas em sala de aula em um contexto diferente. E que esse trabalho com as fábulas pode nos ajudar em como sair de algumas situações difíceis em sala de aula , e que tais situações foram fonte de sua pesquisa de mestrado, com a finalidade de proporcionar aos educadores mais um suporte de como trabalhar com literatura. E que o papel do professor não se restringi somente a ensinar ler e escrever.A moral das fábulas é uma forma de ajuda as crianças a refletir sobre seu comportamento em um espaço coletivo, isso acontece quando levamos nossos alunos a refletir sobre a moral de cada fábula.Ela também traz para reflexão a importância do limite.E que a escola é um espaço onde comporta diferente valores,e precisamos ensinar as crianças a respeitar os outros e a conviver em coletividade.Concordo, quando ela diz que a escola precisa tornar essas dificuldades como conteúdo de reflexão em jornadas pedagógicas.Durante a palestra muitas fábulas foram lidas pela professora, e a que mim fez refletir foi "A DIFICULDADE E A FELICIDADE". Leiam e reflitam no que a dificuldade disse para a felicidade."Eu existo para que você me vença, não para impedir a sua passagem."(pg 15 Dilea Frates)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Têiles.
Concordo com vc quando se refere com a importância de saber trabalhar com a literatura em sala de aula, aprendemos muito com a palestra da professora Giovana Zen, pois de fato só a literatura tem a força de humanizar o homem.
Uma outra situação que precisa ser discutida e estudadas nas escolas e sociedade são os "valores" pois eles vem se perdendo ao longo do tempo, e precisam ser resgatados nas nossas salas de aulas.
Abraços.
Ana Cristina.
Postar um comentário