quinta-feira, 18 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CURSISTA: TÊILES BEATRIZ MEIRA DE FREITAS
CICLO CINCO: 2010

PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
ATIVIDADE: CEAG PRÁTICAS PEDAGOGICAS E TIC




TECNOLOGIA NA SALA DE AULA



A tecnologia trouxe profundas transformações sociais e educacionais para a nossa sociedade. Com os avanços tecnológicos, passamos a viver em uma economia virtual.
Durante muito tempo, as escolas conviveram e ensinavam aos alunos somente através de aulas expositivas e conteudistas, nas quais utilizavam quadro e giz.
Aos poucos a tecnologia foi invadindo a educação, com isso estamos percebendo algumas mudanças que vem acontecendo dentro das escolas, as inovações nas metodologias, formação do profissional com treinamentos e cursos para trabalhar com os alunos dentro das escolas, criação dos infocentros dentro da escola e telecentros comunitários. Hoje as escolas estão conectadas ao mundo globalizado através da internet.
Após a leitura dos textos, Subjetividades, tecnologias e escolas de Marcia Leite e Valter Filé e “Cabeças digitais” um motivo para revisões na pratica docente de Rosane de Albuquerque dos S. Abreu e assistir partes do filme entre os muros da escola, percebo que as tecnologias é mais um suporte para renovar as nossas práticas metodológicas, pois quando ativamos a curiosidade do aluno, e ele tenta aprender através dessa curiosidade o corpo inteiro parece estar conectado na busca de respostas melhorando assim a concentração. Assim, não podemos mais pensar em sala de aula sem o uso das tecnologias.
O desafio de aprender a usar as novas tecnologias adaptando as metodologias para trabalhar em sala de aula tem causado espanto e aprendizagem ao mesmo tempo nos profissionais de educação.
Mas, para termos uma educação de qualidade é necessário que cada profissional de educação pense no novo como possibilidades reais, refletindo e revisando as suas práticas docentes de sala de aula buscando um novo fazer pedagógico.
É preciso trabalhar esses conceitos em sala de aula preparando os alunos para não serem meros consumidores dos meios tecnológicos, mas para serem produtores desse conhecimento.

Um comentário:

Unknown disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15