domingo, 6 de dezembro de 2009


CRÍTICA DO FILME AS HORAS


As Horas é um filme com o roteiro baseado no livro “As Horas” de Michael Cunningham dirigido por Stephen Daldry, que retrata a história de três mulheres em três épocas distintas.

É um filme que entrelaça a história de três mulheres que carregam em suas vidas um drama pesado e que relata o que se passa num dia de vida dessas três mulheres. A primeira história se passa em 1923, com Virginia Woold (Nicole Kidmam), a autora do livro que ao escrever um romance mesmo aos cuidados de seu médico e da família vive uma vida infeliz e que enfrenta uma crise de depressão e a idéia fixa de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles e submissa ao marido que após perder seu referencial, representada por sua vizinha, com quem tem laços bem estreitos, tenta se mata. E nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e resolve homenagear o escritor e ex-amante Ricardo Brown que hoje está com Aids e morrendo.

O filme, as horas têm um enredo estruturado em Três narrativas e é possível identificar com clareza os vários elementos que formam essa delicada e complexa trama, contata com uma ótima trilha sonora e fotografias, o eixo dramático representado por cada uma das personagens foi incivil, retrata também o lado feminista das mulheres e os grandes problemas enfrentados por elas no dia a dia, e o tempo presente que e interrompido por cenas que explicam acontecimentos do passado.

Indico o filme AS HORAS, pois acredito ser importante discuti com os alunos o problema da depressão que e, um mal que vem afetando a humanidade e que atualmente esta sendo considerado como o “mal do século” o filme as horas através da sua arte e por meio da tecnologia, roteirista, diretores e atores mostram através do cinema diversas situações que possa nos levar a uma depressão.

Nenhum comentário: