quinta-feira, 18 de novembro de 2010


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CURSISTA: TÊILES BEATRIZ MEIRA DE FREITAS
CICLO CINCO: 2010

PROFESSORA: MARISTELA MIDLEJ
ATIVIDADE: CEAG PRÁTICAS PEDAGOGICAS E TIC




TECNOLOGIA NA SALA DE AULA



A tecnologia trouxe profundas transformações sociais e educacionais para a nossa sociedade. Com os avanços tecnológicos, passamos a viver em uma economia virtual.
Durante muito tempo, as escolas conviveram e ensinavam aos alunos somente através de aulas expositivas e conteudistas, nas quais utilizavam quadro e giz.
Aos poucos a tecnologia foi invadindo a educação, com isso estamos percebendo algumas mudanças que vem acontecendo dentro das escolas, as inovações nas metodologias, formação do profissional com treinamentos e cursos para trabalhar com os alunos dentro das escolas, criação dos infocentros dentro da escola e telecentros comunitários. Hoje as escolas estão conectadas ao mundo globalizado através da internet.
Após a leitura dos textos, Subjetividades, tecnologias e escolas de Marcia Leite e Valter Filé e “Cabeças digitais” um motivo para revisões na pratica docente de Rosane de Albuquerque dos S. Abreu e assistir partes do filme entre os muros da escola, percebo que as tecnologias é mais um suporte para renovar as nossas práticas metodológicas, pois quando ativamos a curiosidade do aluno, e ele tenta aprender através dessa curiosidade o corpo inteiro parece estar conectado na busca de respostas melhorando assim a concentração. Assim, não podemos mais pensar em sala de aula sem o uso das tecnologias.
O desafio de aprender a usar as novas tecnologias adaptando as metodologias para trabalhar em sala de aula tem causado espanto e aprendizagem ao mesmo tempo nos profissionais de educação.
Mas, para termos uma educação de qualidade é necessário que cada profissional de educação pense no novo como possibilidades reais, refletindo e revisando as suas práticas docentes de sala de aula buscando um novo fazer pedagógico.
É preciso trabalhar esses conceitos em sala de aula preparando os alunos para não serem meros consumidores dos meios tecnológicos, mas para serem produtores desse conhecimento.

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